Durante a inauguração do terceiro Ecoponto do município, na última semana, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, destacou as ações do município em prol da sustentabilidade. “Luís Eduardo Magalhães já é referência quando falamos em ações de preservação do meio ambiente”, ressaltou.
O prefeito falou ainda da responsabilidade do poder público e do papel da comunidade em contribuir com uma cidade mais limpa. “O nosso objetivo é combater o descarte irregular de resíduos sólidos, promover a reciclagem e dar suporte ao aterro sanitário, aumentando a sua vida útil. Para isso, contamos com o apoio da comunidade”, pontuou.
Junior Marabá apontou a funcionalidade dos ecopontos para auxiliar os pequenos geradores de resíduos, que não vão precisar se deslocar até o aterro. “Fica muito mais fácil para quem mora nos arredores vir até o ecoponto, fazer o descarte regular e nos ajudar a manter a cidade limpa”.
Estrutura – O espaço, que tem área total de 1.100 metros quadrados, fica na rua São Francisco, e vai atender os bairros Mimoso 1 e 2. No local, já podem ser depositados materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, resíduos domésticos especiais (pilhas e baterias), e entulho. Um investimento superior a R$ 624 mil. O espaço é equipado ainda com painéis solares, que além de gerarem energia para o Ecoponto, vão suprir a demanda da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
Linha do tempo Em maio de 2023 foi inaugurado o primeiro Ecoponto do município, localizado no bairro Tropical Ville, três meses depois, em agosto, o prefeito inaugurou o Ecoponto do Conquista, que atende toda a comunidade ao entorno.